sábado, 10 de maio de 2014

Estrutura interna da Terra

           A Terra após os bilhões de anos a formando chegou a um estado "estável", em que é dividida basicamente em núcleo, manto e crosta.


          Primeiramente a crosta, com uma espessura de 40 á 70 quilômetros, sendo constituída principalmente de silício. A crosta corresponde à maior parte da litosfera, que possui 100 km de espessura.
          O manto, com até 2900 km de espessura, sendo 400 km dele a astenosfera. Ele é composto por substâncias ricas em ferro e magnésio, que predominantemente encontra-se em estado sólido devido à alta pressão. A parte mais interior do manto chega a pressão de 1,4 milhão de atmosferas.
          O núcleo é dividido em duas partes principais: o núcleo externo, em estado líquido, e o núcleo interno, em estado sólido. Eles são a parte mais densa da Terra, sendo o externo composto principalmente por ferro metálico e o interno por ferro e níquel, tendo eles se alojados ai devido ao processo de diferenciação planetária no início da formação do planeta, onde as substâncias mais densas vão para o fundo. As propriedades magnéticas do núcleo que criam o campo magnético da Terra.


Fonte da imagem:
http://api.ning.com/files/lP7unkDiaHbzG0sGw9BF*aKWhzw6tW7vt3TYid9KDKVXranWlPvIrHTwYzIJUidqxWoG9pAxDHibhwMbGBG2ecGK*iI3gnuv/aterra.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário