sexta-feira, 9 de maio de 2014

Teoria da Deriva Continental

            A Teoria da Deriva Continental,  consiste na ideia de que os continentes estão em cima de grandes blocos chamados placas tectônicas, as quais uma vez já formaram um só bloco chamado Pangeia. A teoria diz que estas placas flutuam em magma, o qual move as terras de acordo com o seu movimento, as fazendo ir contra e a favor de outros blocos, podendo até mesmo "deslizarem" para cima de outra.


           Essa Teoria tem suas ideias baseadas em argumentos:
1) Morfológicos: Percebe-se semelhança entre a consta ocidental da África e a costa oriental da América do Sul, entre outros;
2) Paleontológicos: Fósseis de mesmas espécies foram encontrados a milhares de quilômetros de distância separados por oceanos, sendo que tal distanciamento era impossível de ser realizado por tais seres vivos;
3) Paleoclimáticos: Sedimentos característicos do Polo Sul foram encontrados em zonas como a África e a Índia, sugerindo que tais áreas já se encontraram próximas.
4) Litológicos: Rochas encontradas na América do Sul e na África com a mesma idade são semelhantes, o que significa que elas foram expostas aos mesmos fenômenos na mesma época.


Fonte das imagens:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/34/Placas_tect2_pt_BR.svg/360px-Placas_tect2_pt_BR.svg.png
http://geomaps.wr.usgs.gov/parks/animate/A08.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário